31 janeiro 2007

Tortilla da Keke

Entrando na onda de pratos fáceis, resolvi colocar a receita de um omeletão um pouco diferente: neste, temos batatas fritas incorporadas ao ovo. Muito gostoso e simples de fazer! Hmmmm...


Ingredientes

2 batatas grandes
1/2 cebola
4 ovos
150g de mussarela
azeite
sal


Antes de tudo...

Lave as mãos!

Corte as batatas em cubinhos pequeninos.

Rale ou corte a mussarela em cubinhos pequenos.

Rale ou corte a cebola em pedacinhos bem miúdos.


Modo de fazer

Em uma frigideira grande (melhor se for antiaderente), coloque umas 3 colheres de sopa de azeite e os cubinhos de batata. Deixe a batata fritar, mexendo de vez em quando, em fogo médio. Tenha paciência, pois as batatas demoram um pouquinho pra fritar, tá?
Bata os ovos e misture neles a cebola e o queijo. Coloque sal. Adicione esta mistura à frigideira quando as batatas já estiverem fritas, e dê uma mexida para distribuir os ingredientes uniformemente.
Deixe o fogo bem baixo com a frigideira tampada, para fritar por igual. Verifique de tempos em tempos e, quando o ovo der uma cozida, vire cuidadosamente a tortilla para fritar do outro lado. Use um prato raso para ajudar a virar. Depois de frito dos dois lados, já está pronto para servir!

Dica: Se você quiser acelerar o processo de fritura das batatas, cozinhe-as em água antes. Depois, coloque-as na frigideira nomalmente, e deixe dar uma fritada até os cantinhos dos cubinhos começarem a dourar.


"Mãe, faz aquele ovo com batata? Hmmmm..."
As filhas da D. Gisela :-)

30 janeiro 2007

Macarronada muito fácil

Essa receita é para aqueles que não levam muito jeito na cozinha... Ou que estão com preguiça de fazer qualquer coisa um pouco complicada. Entretanto, não é pelo fato de ser simples que esta receita deixa de ser totalmente excelente!

Ingredientes

250g de macarrão farfalle (gravatinha)
4 tomates bem vermelhinhos
300g de queijo branco
1/2 cebola
manjericão
azeite
sal


Antes de tudo...

Lave essas mãos!

Rale a cebola ou corte-a em pedacinhos pequeninos.

Corte os tomates em cubinhos pequenos.

Corte o queijo em cubinhos pequenos.


Modo de preparo

Cozinhe o macarrão como indica a embalagem, até que fique al dente (não se esqueça do sal!).
Numa frigideira grande, coloque uma boa quantia de azeite (umas 6 colheres de sopa) e frite a cebola até dar uma dourada. Acrescente os cubinhos de tomate e mexa, dando uma cozinhada leve (não deixe o tomate desmanchar... a idéia é que fiquem meio firmes). Coloque um pouco de sal.
Em seguida, acrescente à frigideira o macarrão já cozido e misture. Adicione os cubinhos de queijo e folhas de manjericão. Misture tudo, deixe mais um pouco no fogo e prontinho! Mais fácil impossível!

Dicas: Por causa dos cubinhos de tomate, é mais legal que você use massas de tamanho pequeno... A gravatinha é a mais legal, mas também tem o penne ou aquelas conchinhas. Daí você escolhe o seu favorito. Eu só não aconselharia spaguetti...
Pra quem gosta, uma boa idéia também é cortar um pouco de rúcula em tiras e colocar no final, antes de servir.
Para os fanáticos por azeite, regar o prato com mais um pouquinho da iguaria antes de comer é uma boa pedida!

"Dá água na boca até pra escrever a receita!"
Kelly.

29 janeiro 2007

Gratinadinho

A idéia inicial era fazer um quiche. Mas daí bateu aquela preguiça de fazer massa, abrir massa, assar massa, e bla bla bla... então eu resolvi inventar outra coisa.
Este prato fica bem gostoso se servido junto de uma salada com folhas verdes temperada com azeite. Você vai deixar seus vizinhos com água na boca quando eles sentirem o cheirinho saindo pela janela enquanto sua receita está no forno. :-)
Ah, quando eu fizer o quiche eu boto minha receita aqui...

Ingredientes

3 batatas grandes
2 ovos
1 caixa de creme de leite (200g)
1/2 cebola
um pouco de um bom queijo parmesão ralado
um pouco de mussarela ralada
1 colher de sopa bem cheia de manteiga
1 + 1/2 colher de farinha de trigo
200ml de leite
3 colheres generosas de requeijão
noz-moscada (opcional)
caldo de legumes
sal


Antes de tudo...

É muito importante lavar as mãozinhas!

Descasque as batatas e corte-as em fatias de cerca de 3mm de espessura. Cozinhe-as em água com o caldo de legumes, mas não deixe-as amolecerem muito: o ideal é que fiquem ainda um pouco durinhas.

Rale a cebola, ou corte-a em pedacinhos miúdos.


Modo de fazer

Em uma tigela, bata bem os ovos. Em seguida, coloque a cebola, o creme de leite e umas 3 ou 4 colheres de parmesão ralado. Mexa bem e coloque apenas um pouco de sal, pois o parmesão já é bem salgado.

Unte uma forma refratária com manteiga (ou utilize uma forma antiaderente). Nesta forma, intercale as fatias de batatas cozidas com a mistura de ovos. Deixe algumas fatias por baixo, outras por cima da mistura, distribuindo não muito regularmente.

Cubra a forma com papel alumínio e coloque no forno médio para assar por cerca de 25 minutos.

Enquanto assa, prepare em uma panela um molho de queijo. Derreta a manteiga e adicione a farinha de trigo. Mexa bem até formar uma pasta, e cozinhe-a por 5 minutos, mexendo sempre. Depois, adicione o leite e misture bem até desfazer os grumos. Cozinhe até formar um creme. Adicione um pouco de noz-moscada se desejar. Em seguida, com o fogo bem baixo, coloque o requeijão e acrescente umas 4 ou 5 colheres bem cheias de mussarela ralada. Mexa bem e, quando os queijos se incorporarem na mistura, desligue o fogo. Verifique o sal e corrija-o.

Quando o preparado de batatas assar, retire-o do forno e espalhe por cima o molho de queijo. Para finalizar, coloque uma boa quantia de queijo parmesão por cima. Volte ao forno brando para gratinar. Quando a superfície der uma leve dourada, seu prato está pronto!

Variações: Você pode experimentar utilizar outros legumes ao invés de somente batata. Tente combinar brócolis, mandioquinha, cenoura, couve-flor...


"Hmmmm... Nada a ver com quiche."
Kelly.

26 janeiro 2007

Peixe gratinado com batatas e molho de queijo

Esta receita de peixe é super suave. Além do mais, leva batatas! E todo mundo gosta de batatas! :-) Para acompanhar, um simples arroz branco e uma saladinha já completam perfeitamente a refeição.


Ingredientes

5 filés de peixe (filé de pescada tá jóia)
1 tomate grande
1 cebola
1 limão
1 colher de farinha de trigo
1 copo pequeno de leite
1 copo de requeijão
2 colheres de sopa de manteiga
3 batatas
azeite
caldo de legumes
pimenta-do-reino
noz-moscada (opcional)
queijo parmesão ralado (opcional)
sal


Antes de tudo...

Wash your hands!

Coloque os filés de peixe num recipiente e nele esprema todo o limão. Adicione um pouco de sal e um pouco de pimenta do reino. Misture bem e deixe descansar por uns 30 minutos.

Descasque as batatas e corte-as em rodelas de um pouco mais de 0.5cm de espessura. Cozinhe-as em água com o caldo de legumes até que fiquem macias.

Rale a cebola ou corte-a em pedaços bem miúdos.

Corte o tomate em quadradinhos pequenos.


Modo de preparo

Numa panela, coloque umas 3 colheres de azeite e frite metade da cebola picada. Quando a cebola der uma murchada, descarte o caldo do tempero do peixe, escorrendo-o, e coloque o peixe na panela para cozinhar. Dê uma leve cozida e adicione os tomates. Verifique o sal e acrescente mais se for preciso. Cozinhe, mexendo de vez em quando, até obter um peixe refogado sem muito caldo. Se estiver muito aquoso, deixe a panela aberta e cozinhe até a água dar uma secada. O peixe vai se desmanchar e ficar em pedacinhos miúdos. Não se preocupe: é essa a idéia!

Em outra panela, prepare um molho branco: Derreta a manteiga e nela frite o restante da cebola. Em seguida, adicione a farinha e, com uma colher de pau, mexa bem. Cozinhe a massa obtida por cerca de 5 minutos, mexendo sempre, e em seguida coloque o leite. Mexa bem até sumir todos os grumos. Deixe cozinhar, mexendo sempre, até obter um creme espesso. Adicione sal a gosto e um pouquinho de noz-moscada se gostar. Por fim, coloque o requeijão e mexa bem.


Montagem

Em uma forma refratária, distribua uniformemente as rodelas de batatas, de forma a mais ou menos cobrir o fundo. Por cima disto, espalhe o peixe refogado. Por fim, em cima do peixe, cubra com o molho branco. Para finalizar, se quiser, coloque uma camada de um bom parmesão ralado. Leve ao forno para gratinar por cerca de 30 minutos, até a superfície dar uma leve dourada. Bom apetite!

Dica: Acho melhor usar aqueles filés de peixe sem espinhos... Ou então aquelas postas de cação, ficam bacanas também.

"Eu não gosto muito de peixe, mas deste eu gosto!"
Minha mãe, sobre esta receita.

25 janeiro 2007

Pseudo Sufllê de Abobrinha

Eu sei, eu sei... fiquei devendo a receita de ontem... mas cozinhar exige inspiração, e se ontem faltou, hoje sobrou! Sai daqui uma receita fresquinha! =)

Ingredientes

3 abobrinhas italianas
4 espigas de milho
2 colheres de sopa de maionese
2 ovos
1 pacote de creme de ceboa

Antes de tudo...

Lavar as mãos é bom, né fio?

Corte a abobrinha em pedaços e tire o milho da espiga com uma faca (se der muita preguiça pode usar milho em lata).

Modo de preparo

Misture os ovos com a maionese, bata com um garfo e depois coloque o creme de cebola.
Coloque a abobrinha picada com o milho em uma tijela.
Jogue o creme por cima e misture bem.
Eu recomendo que você use uma forma de vidro, porque essa receita gruda bastantinho e a de vidro fica mooointo mais fácil de lavar.
Fica marromenos uns 40 minutos no forno... fique de olho, porque a abobrinha tem que ficar cozinha e as de cima ficam douradas nas pontas, cuidado pra não passar do ponto e queimar.

Variações

Liberte sua mente! Experimente fazer com o seu legume predileto: batata, tomate, cebola... o que você quiser!
"Foi você quem inventou? Bom..."
Ogata, servindo de cobaia pra receita nova.

Nhoque de forno

Aaah, batatas! Quantas combinações possíveis, quantos pratos saborosos! Todo mundo gosta de batata!
Esta receita é super simples de fazer. E todo mundo vai querer repetir! No final vai ser aquele duelo de colher pra ver quem raspa a tigela!

Ingredientes


5 batatas grandes
2 colheres de sopa de manteiga bem cheias
1/2 cebola
1 caixa de creme de leite (200g)
1 tomate
molho de tomate
queijos fatiados ou ralados (mussarela, provolone, requeijão, etc)
presunto ou peito de peru fatiados (opcional)


Antes de tudo...

Lave as mãos!

Descasque as batatas, corte-as em pedaços e cozinhe-as em água e sal.
Quando ficarem bem macias, retire do fogo e escorra a água. Com um garfo ou com um espremedor de batatas, amasse-as bem. Reserve.

Fatie o tomate em fatias bem finas e reserve.

Rale ou corte a cebola em pedaços bem pequeninos.


Modo de preparo

Em uma panela, derreta a manteiga. Em seguida, adicione a cebola e frite-a. Quando terminar de fritar, deslique o fogo e adicione esta mistura numa tigela com a batata amassada. Mexa bem até obter uma espécie de purê consistente. Acrescente o creme de leite e mexa. Verifique se precisa de mais sal e corrija.


Montagem

Em uma forma refratária, coloque metade da massa de batatas e espalhe bem. Por cima, espalhe um pouco de molho de tomate, os queijos de sua preferência, as fatias de tomate eo presunto (se você quiser). Cubra com a outra metade da massa. Para finalizar, coloque mais um pouco de queijo para ficar bem bonito.
Leve ao forno médio para gratinar por cerca de 30 minutos. Pronto! :-)

Variações: As possibilidades de recheio para este prato são infinitas! Fica muito gostoso com palmito, champignons, requeijão, tomates com manjericão... Deixe a sua criatividade mandar! Depois me conte se ficou gostoso! :-)

"Esse é zás-tráz!"
Minha vó, sobre o preparo do nhoque de forno

24 janeiro 2007

Arroz Marroquino

Sim, um arroz que vai canela. E eu tenho certeza que todo mundo vai gostar! Perfeito para impressionar qualquer um e fazer de conta que você é praticamente um chef! :-)

Ingredientes


1 xícara de arroz
1 xícara de proteína texturizada de soja grande
1 cebola
1 pimentão verde pequeno
3 ovos
molho de soja (shoyu)
noz-moscada
canela
azeite
sal


Antes de tudo...

Lave as mãozinhas!

Utilizando a 1 xícara de arroz, prepare um arroz branco da sua maneira favorita. Como cada um tem um jeito de preparar o arroz, não vou meter a colher onde não precisa. :-)

Hidrate a soja: coloque-a num recipiente e cubra-a com água fervente. Deixe de molho por cerca de 5 minutos, escorra a água e repita este procedimento umas 3 vezes. Por fim, escorra toda a água e esprema a soja para retirar o excesso. Você pode usar uma peneira grande para facilitar. Depois de escorridos, corte os pedaços de soja em pedaços menores (0.5 cm de espessura) e reserve-os.

Rale 1/3 da cebola ou corte em pedaços pequeninos. Corte o restante da cebola em rodelas.

Corte o pimentão ao meio e depois cada metade em tiras bem finas. Reserve.

Bata os ovos, coloque um pouco de sal e frite, como uma omelete. Depois de pronto, corte em fatias finas e reserve.


Modo de fazer

Em uma panela, coloque a cebola ralada e umas 3 colheres de sopa de azeite. Frite a cebola até dar uma murchada.
Em seguida, acrescente os pedacinhos de soja e tempere-os com o shoyu, até adquirir uma cor marrom mais escura. Dê uma fritada nesta mistura.
Coloque as rodelas de cebola e mexa, para que se soltem e formem anéis. Quando esta cebola der uma fritada, coloque o pimentão e deixe cozinhar mais um pouco. A idéia é não deixar o pimentão ficar muito mole, e sim mais crocante.
Por último, acrescente um pouco de noz-moscada (cuidado que o treco é forte!!) e uma pitada generosa de canela. Corrija o sal e desligue o fogo.

Para preparar o prato, coloque o arroz branco numa tigela e misture o preparado de soja. Misture também cuidadosamente as tiras de omelete. Prontinho! :-)


Variação não-vegetariana: Para uma versão com carne, substitua a soja hidratada por tirinhas de carne (a carne para bife de sua preferência). Ou então você pode usar aquele resto de carne-de-panela desfiada... fica sensacional!

"Hmmm... Exótico, né?"
Namorado de uma amiga que tentou fazer o arroz
mas colocou uma quantidade astronômica de noz-moscada e canela

23 janeiro 2007

Quibe vegetariano

Nunca foi tão fácil fazer um quibe de forma tão gostoso! Agrade todos os habibs, sheiks, odaliscas, gênios da lâmpada e aladins vegetarianos que você conhece!

Ingredientes

1 xícara de chá de trigo para kibe
1 xícara de chá de proteína texturizada de soja média
1 cebola
molho de soja (mais conhecido no submundo do crime por shoyu)
folhas de hortelã
cheiro verde (opcional)
azeite
sal

Recheios sugeridos: qualquer combinação de: tomates fatiados, rodelas de cebola, azeitonas, requeijão, mussarela, provolone e o que mais a sua imaginação permitir.


Antes de tudo...

Não se esqueça de lavar as mãos! :-)

Coloque o trigo para kibe de molho em água fria. Deixe descansar por cerca de 30 minutos. Escorra e esprema bem o trigo para retirar o excesso de água. Reserve o trigo hidratado.

Coloque a soja de molho em água fervente. Deixe de molho por cerca de 10 minutos, escorra e adicione água fervente novamente. Repita este processo umas 2 ou 3 vezes, pra tirar aquele gosto meio estranho da soja... :-P Por fim, escorra toda água e esprema a soja para retirar o excesso. Uma boa estratégia para fazer isso é usar uma peneira grande. Reserve a soja.

Rale a cebola, corte o hortelã e o cheiro verde (se quiser) em pedaços pequenos.


Modo de fazer

Misture o trigo e a soja hidratados. Acrescente molho de soja até obter uma cor marrom mais escura. Adicione a cebola, o hortelã e o cheiro verde. Coloque uma generosa quantidade de azeite e salgue a gosto (cuidado! experimente antes de por o sal, pois o shoyu já é bem salgado!). Para a massa do quibe ficar numa consistência boa, bata-a um pouco com um mixer (ou mesmo no liquidificador). A massa está pronta!


Montagem

Numa forma refratária, coloque metade da massa do quibe e aperte bem. Depois, ponha uma boa quantia do seu recheio preferido e distribua a outra metade da massa por cima, apertando novamente. Se quiser um prato sem lactose, não coloque nada de queijo nem requeijão, né meu filho!
Cubra a forma com papel alumínio e asse em forno médio por cerca 30 ou 40 minutos. Retire o papel alumínio e deixe por mais 10 minutos no forno para dar uma tostadinha por cima. Yuuummmiiii...

"Tem certeza que não tem carne nesse negócio??"
Gil, ao dar o primeiro bocado

22 janeiro 2007

Sopa-creme de milho, batata e cenoura

Essa sopa eu dedico pra minha mãe, pro meu pai e especialmente pra você... :-)

Ingredientes

2 batatas médias
1 cenoura
1 lata de milho verde em conserva
1/2 cebola
2 copos bem cheios de água
2 copos de leite
2 colheres de sopa bem cheias de manteiga
2 colheres de sopa de farinha
1 tablete de caldo de legumes
1 lata de creme de leite
sal
noz-moscada (opcional)


Antes de tudo...

Lave as mãos, pô!! :-)

Descasque as batatas, corte-as em pedaços e coloque-as para cozinhar com a água e o caldo de legumes. Quando estiverem cozidas, bata-as no liquidificador junto com a água do cozimento. Reserve.

Bata também no liquidificador cerca de 2/3 do conteúdo da lata de milho verde junto com toda água da conserva. Depois de batido, passe este caldo por uma peneira para retirar o bagaço do milho. Reserve o caldo peneirado e o milho que sobrou da lata.

Rale a cenoura no ralador grosso e reserve.

Rale a cebola ou corte-a em pedaços bem pequenos e reserve.


Modo de fazer

Em uma panela, prepare um molho branco básico:
Derreta a manteiga e adicione a cebola reservada. Deixe a cebola fritar (e abra bem as portas da cozinha pra deixar todo mundo babando de fome com o cheirinho bom de comida que se espalha pelo ar, hehe).
Quando a cebola der uma murchada, coloque as 2 colheres de farinha e mexa bem. O treco vai virar uma pasta, mas não se desespere! Essa é a idéia! :-) Dê uma cozinhada nessa massa, mexendo sempre com uma colher de pau. Depois de uns 5 minutos, adicione o leite e mexa bem, até virar um creme branco sem grumos (mexa até dissolver tudo, em fogo baixo!). Quando sumirem todos os grumos, adicione um pouco de noz-moscada, se quiser.

Em seguida, junte neste molho branco o creme de batatas e o creme de milho reservados. Adicione também a cenoura ralada, o milho que não foi batido e sal a gosto. Deixe no fogo até a cenoura dar uma leve cozida (não deixe muito, pois é legal que ela fique meio durinha).

No final, coloque a lata de creme de leite, misture bem e desligue o fogo. Prontinho!

Toque especial: Para dar uma caprichada, você pode colocar umas colheres generosas de requeijão! Outra coisa legal também é colocar folhinhas de manjericão no final, junto com o creme de leite. Champignons também ficam simpáticos nesta sopa. Servir em potinhos coloridos com um queijo parmesão ralado grosso por cima dá aquela impressionada nos convivas... :-P

"Essa é de lamber os beiços!"
D. Gisela, ao provar a sopa

Bolo de Banana

Esse bolinho aqui é o máximo e permite muitas variações, colocarei elas no final da receita .

Ingredientes:

4 bananas
4 ovos (claras separadas e em neve)
2 xícaras de farinha de rosca
2 xícaras de açúcar
1/2 copo americano de óleo
1 colher de chá generosa de fermento em pó

Modo de fazer:

Amasse as bananas com um garfo e as bata na batedeira com as gemas e oléo. Desligue a batedeira e vá juntando a farinha de rosca aos poucos, sempre mexendo bem, e sempre pro mesmo lado. Junte também a farinha.

Depois você vai colocando aos poucos a massa do bolo por cima das claras em neve, mexendo devagar, com carinho. Eu acho que nessa hora você tem que pensar em alguém que gosta muito. Quando terminar de misturar, coloque a colher de fermento.

Leve pra assar numa forma que tem furo no meio. Pra untar essa forma use farinha e um pouquinho de canela. Por cima da massa eu ainda recomendo que se coloque açúcar com canela. Uma colherinha de cha de açúcar e meia de canela, salpicados em cima do bolo cru antes de ir pra forma com a ajuda de uma peneira.

Leve ao forno médio (180ºC), e verifique se esta bom com espetando um palitinho ou um guarfo. Fica mais ou menos 50 min no forno.

Variações

Coloco duas aqui... uma é vc cortar pedacinhos de goiabada e colocar na massa. Fica um bolo de banana com goiabada muito bom!

Outra é substituir meia xícara de açúcar por chocolate em pó, fica bolo de banana com chocolate.

"Só o cheiro desse bolo é considerado crime em pelo menos 2 estados..."
Cyx, entrando na casa onde o bolo foi feito