28 dezembro 2009

Quinua

Kekos fofis!

Ontem eu me aventurei para descobrir como fazer quinua. Lendo alguns blogs descobri que dá para fazer que nem arroz mesmo, e lá fui eu tentar. Quinua é comidinha de índio, não que seja um programa de índio comer quinua, mas é que ela é originaria das tribos andinas da Bolívia. Tá famoso porque facilmente substitui o arroz e, por ser fonte protéica e não carboidrato, "engorda menos". Quanto ao que eu fiz, bom, eu vou ter que repetir a dose pra acertar, coloquei muita água e acabei cozinhando demais. Uma coisa que eu aprendi, por seus grãos serem BEM menores que grãos de arroz, quando você prova e ainda esta durinho, deve-se colocar pouquinha água pra corrigir e não a mesma quantidade que você colocaria para corrigir o arroz. Eu preparei com tomate, deu um gostinho bom, só ficou um pouquinho "empapado" por conta do excesso de água. Uma das coisas gostosinhas do quinua (ou da quinua?) é a textura mesmo. Lembra um pouco ova de peixe, daí pensei que poderia se tornar um substituto vegano para isso. Eu ainda não experimentei usar a jaca verde para fazer as casquinhas de siri veganas, mas imagino que a textura fique igual. E como fruta verde não tem gosto depois de cozida (pelo menos nada marcante) com o tempero certo deve funcionar bem. Ainda tenho um pouco de flocos de quinua para tentar cozinhar, mas isso eu conto quando tentar.

Beijinho saudoso,
Thata

Nenhum comentário: