23 fevereiro 2007

Risoto de tomate seco, rúcula e queijo branco

Fazer risoto requer basicamente 2 coisas: preparar tudo o que será utilizado antes de começar o preparo e sempre, sempre mexer.
Lembre-se de que uma vez iniciado o cozimento, você vai ter que ficar o tempo todo mexendo os ingredientes. Não pode parar nem pra verificar seu Inbox! Isto é muito importante para que o risoto não grude e não torne a sua panela um verdadeiro pesadelo. :-P Sugiro que você use uma colher de pau.
Uma outra coisa muito importante é utilizar o arroz arbóreo, próprio para o risoto. Além disso, não lave o arroz antes do preparo! Se você o lavar, vai perder o amido que deixará o seu risoto cremoso.
Seguindo essas dicas e fazendo essa receita aqui, seu risoto terá aquele aspecto totalmente excelente (sem falar do gosto!). ;-)


Ingredientes

1/2 cebola
1,5 xícara de arroz arbóreo
150g (mais ou menos) de tomates secos (sem o óleo)
1 cálice de vinho branco seco
250g (aproximadamente) de queijo branco
um maço pequeno de rúcula
1,5 litro de água filtrada
200g de um bom queijo parmesão ralado
1 pacote (ou tablete) de caldo de legumes
1 colher de sopa bem cheia de manteiga
Azeite
Sal (cuidado!)


Antes de tudo...

Corte o tomate seco em pequenas tiras e reserve.
Pique a cebola em pedaços miúdos, ou utilize um ralador para isso.
Lave a rúcula e corte-a grosseiramente, em tiras de mais ou menos 1cm de espessura.
Corte o queijo branco em pequenos cubos.
Em uma panela, coloque a água para ferver. Dissolva nesta água o caldo de legumes. Quando iniciar a fervura, abaixe o fogo e mantenha a água quente.
Ah, lave as mãos antes de começar... ;-)


Modo de fazer

Em uma outra panela, coloque uma quantia generosa de azeite e a cebola picadinha. Frite-a até murchar.
Em seguida, adicione as tiras de tomate seco. Mexa e dê uma leve fritada por cerca de 3 minutos. Depois, coloque o arroz arbóreo (sem lavar!!) e deixe dar mais uma fritada, mexendo sempre.
Quando os grãos de arroz estiverem todos envoltos em azeite, coloque o vinho branco e vá misturando até evaporar.
Assim que o vinho sumir, com uma concha, vá adicionando a água com caldo de legumes ao seu preparado: coloque apenas uma concha e mexa, até toda água secar. Depois, coloque mais uma concha e assim sucessivamente, uma concha de cada vez até a água secar, mexendo sempre e desgrudando das bordas da panela. Deixe a panela com a água em fogo baixo, e a panela do risoto em fogo médio/alto.
Em cerca de 17 minutos seu arroz terá atingido o ponto ideal: mole por fora e levemente consistente por dentro. Verifique na embalagem do arroz que você comprou o tempo ideal de cozimento, e não deixe de experimentar antes de parar o processo de preparo.
Assim que o arroz chegar ao ponto, abaixe o fogo, adicione os cubinhos de queijo branco e as tiras de rúcula. Misture bem e desligue o fogo.
Por último, coloque o queijo parmesão ralado e a manteiga, misturando bem. Tampe a panela e deixe-a descansar por 5 minutos para a manteiga derreter completamente. Sirva logo em seguida.

Dica: Se quiser, você pode substituir o queijo branco por mussarela de búfala. Fica bom também!

Obs:
Como você viu, eu não mencionei o sal na receita. Isso porque o caldo de legumes já é salgado, bem como o queijo branco, o parmesão e o tomate seco. Se você quiser, coloque apenas um pouco de sal assim que terminar de fritar a cebola. Mas tome cuidado para não deixar a sua receita muito salgada!

"Esse ficou profissa!"
Kelly, ao abrir a panela para servir o risoto.

3 comentários:

Luís disse...

Parou de cozinhar?
Não come mais?

Liv Lamet disse...

Excelente receita... Agora só falta fazer! Amanhã minha casa estará repleta de aroma de tomate seco e queijo branco!

Anônimo disse...

Fiz esse fim de semana o risoto como na receita, adorei! Mto obrigada! Ana