24 janeiro 2007

Arroz Marroquino

Sim, um arroz que vai canela. E eu tenho certeza que todo mundo vai gostar! Perfeito para impressionar qualquer um e fazer de conta que você é praticamente um chef! :-)

Ingredientes


1 xícara de arroz
1 xícara de proteína texturizada de soja grande
1 cebola
1 pimentão verde pequeno
3 ovos
molho de soja (shoyu)
noz-moscada
canela
azeite
sal


Antes de tudo...

Lave as mãozinhas!

Utilizando a 1 xícara de arroz, prepare um arroz branco da sua maneira favorita. Como cada um tem um jeito de preparar o arroz, não vou meter a colher onde não precisa. :-)

Hidrate a soja: coloque-a num recipiente e cubra-a com água fervente. Deixe de molho por cerca de 5 minutos, escorra a água e repita este procedimento umas 3 vezes. Por fim, escorra toda a água e esprema a soja para retirar o excesso. Você pode usar uma peneira grande para facilitar. Depois de escorridos, corte os pedaços de soja em pedaços menores (0.5 cm de espessura) e reserve-os.

Rale 1/3 da cebola ou corte em pedaços pequeninos. Corte o restante da cebola em rodelas.

Corte o pimentão ao meio e depois cada metade em tiras bem finas. Reserve.

Bata os ovos, coloque um pouco de sal e frite, como uma omelete. Depois de pronto, corte em fatias finas e reserve.


Modo de fazer

Em uma panela, coloque a cebola ralada e umas 3 colheres de sopa de azeite. Frite a cebola até dar uma murchada.
Em seguida, acrescente os pedacinhos de soja e tempere-os com o shoyu, até adquirir uma cor marrom mais escura. Dê uma fritada nesta mistura.
Coloque as rodelas de cebola e mexa, para que se soltem e formem anéis. Quando esta cebola der uma fritada, coloque o pimentão e deixe cozinhar mais um pouco. A idéia é não deixar o pimentão ficar muito mole, e sim mais crocante.
Por último, acrescente um pouco de noz-moscada (cuidado que o treco é forte!!) e uma pitada generosa de canela. Corrija o sal e desligue o fogo.

Para preparar o prato, coloque o arroz branco numa tigela e misture o preparado de soja. Misture também cuidadosamente as tiras de omelete. Prontinho! :-)


Variação não-vegetariana: Para uma versão com carne, substitua a soja hidratada por tirinhas de carne (a carne para bife de sua preferência). Ou então você pode usar aquele resto de carne-de-panela desfiada... fica sensacional!

"Hmmm... Exótico, né?"
Namorado de uma amiga que tentou fazer o arroz
mas colocou uma quantidade astronômica de noz-moscada e canela

Nenhum comentário: