22 janeiro 2007

Sopa-creme de milho, batata e cenoura

Essa sopa eu dedico pra minha mãe, pro meu pai e especialmente pra você... :-)

Ingredientes

2 batatas médias
1 cenoura
1 lata de milho verde em conserva
1/2 cebola
2 copos bem cheios de água
2 copos de leite
2 colheres de sopa bem cheias de manteiga
2 colheres de sopa de farinha
1 tablete de caldo de legumes
1 lata de creme de leite
sal
noz-moscada (opcional)


Antes de tudo...

Lave as mãos, pô!! :-)

Descasque as batatas, corte-as em pedaços e coloque-as para cozinhar com a água e o caldo de legumes. Quando estiverem cozidas, bata-as no liquidificador junto com a água do cozimento. Reserve.

Bata também no liquidificador cerca de 2/3 do conteúdo da lata de milho verde junto com toda água da conserva. Depois de batido, passe este caldo por uma peneira para retirar o bagaço do milho. Reserve o caldo peneirado e o milho que sobrou da lata.

Rale a cenoura no ralador grosso e reserve.

Rale a cebola ou corte-a em pedaços bem pequenos e reserve.


Modo de fazer

Em uma panela, prepare um molho branco básico:
Derreta a manteiga e adicione a cebola reservada. Deixe a cebola fritar (e abra bem as portas da cozinha pra deixar todo mundo babando de fome com o cheirinho bom de comida que se espalha pelo ar, hehe).
Quando a cebola der uma murchada, coloque as 2 colheres de farinha e mexa bem. O treco vai virar uma pasta, mas não se desespere! Essa é a idéia! :-) Dê uma cozinhada nessa massa, mexendo sempre com uma colher de pau. Depois de uns 5 minutos, adicione o leite e mexa bem, até virar um creme branco sem grumos (mexa até dissolver tudo, em fogo baixo!). Quando sumirem todos os grumos, adicione um pouco de noz-moscada, se quiser.

Em seguida, junte neste molho branco o creme de batatas e o creme de milho reservados. Adicione também a cenoura ralada, o milho que não foi batido e sal a gosto. Deixe no fogo até a cenoura dar uma leve cozida (não deixe muito, pois é legal que ela fique meio durinha).

No final, coloque a lata de creme de leite, misture bem e desligue o fogo. Prontinho!

Toque especial: Para dar uma caprichada, você pode colocar umas colheres generosas de requeijão! Outra coisa legal também é colocar folhinhas de manjericão no final, junto com o creme de leite. Champignons também ficam simpáticos nesta sopa. Servir em potinhos coloridos com um queijo parmesão ralado grosso por cima dá aquela impressionada nos convivas... :-P

"Essa é de lamber os beiços!"
D. Gisela, ao provar a sopa

Um comentário:

elianemartinsarteemtecido disse...

Adorei seu blog, acabei de fazer e degustar a sopa creme de milho e cenoura.....uhummmmmm NOSSA ADOREI..
Valeu......brigaduuuu