23 janeiro 2007

Quibe vegetariano

Nunca foi tão fácil fazer um quibe de forma tão gostoso! Agrade todos os habibs, sheiks, odaliscas, gênios da lâmpada e aladins vegetarianos que você conhece!

Ingredientes

1 xícara de chá de trigo para kibe
1 xícara de chá de proteína texturizada de soja média
1 cebola
molho de soja (mais conhecido no submundo do crime por shoyu)
folhas de hortelã
cheiro verde (opcional)
azeite
sal

Recheios sugeridos: qualquer combinação de: tomates fatiados, rodelas de cebola, azeitonas, requeijão, mussarela, provolone e o que mais a sua imaginação permitir.


Antes de tudo...

Não se esqueça de lavar as mãos! :-)

Coloque o trigo para kibe de molho em água fria. Deixe descansar por cerca de 30 minutos. Escorra e esprema bem o trigo para retirar o excesso de água. Reserve o trigo hidratado.

Coloque a soja de molho em água fervente. Deixe de molho por cerca de 10 minutos, escorra e adicione água fervente novamente. Repita este processo umas 2 ou 3 vezes, pra tirar aquele gosto meio estranho da soja... :-P Por fim, escorra toda água e esprema a soja para retirar o excesso. Uma boa estratégia para fazer isso é usar uma peneira grande. Reserve a soja.

Rale a cebola, corte o hortelã e o cheiro verde (se quiser) em pedaços pequenos.


Modo de fazer

Misture o trigo e a soja hidratados. Acrescente molho de soja até obter uma cor marrom mais escura. Adicione a cebola, o hortelã e o cheiro verde. Coloque uma generosa quantidade de azeite e salgue a gosto (cuidado! experimente antes de por o sal, pois o shoyu já é bem salgado!). Para a massa do quibe ficar numa consistência boa, bata-a um pouco com um mixer (ou mesmo no liquidificador). A massa está pronta!


Montagem

Numa forma refratária, coloque metade da massa do quibe e aperte bem. Depois, ponha uma boa quantia do seu recheio preferido e distribua a outra metade da massa por cima, apertando novamente. Se quiser um prato sem lactose, não coloque nada de queijo nem requeijão, né meu filho!
Cubra a forma com papel alumínio e asse em forno médio por cerca 30 ou 40 minutos. Retire o papel alumínio e deixe por mais 10 minutos no forno para dar uma tostadinha por cima. Yuuummmiiii...

"Tem certeza que não tem carne nesse negócio??"
Gil, ao dar o primeiro bocado

4 comentários:

Gil disse...

Esse realmente engana viu!!!

=)

Beijos pra vocês!

Taninha disse...

ÓTimo ^^

Adriana disse...

Muito boa a receita!

PS* a maioria das receitas com proteína texturizada de soja ficam ótimas e as pessoas sempre perguntam se realmente não tem carne! rs

Carol disse...

Receita deliciosa! Coloquei um molho de tomate por cima, antes de assar, com umas folhinhas de manjericão. Ficou muito bom!
O blog foi para meus Favoritos e a receita para meu caderno virtual! =)