Esta receita é super simples de fazer. E todo mundo vai querer repetir! No final vai ser aquele duelo de colher pra ver quem raspa a tigela!
Ingredientes
5 batatas grandes
2 colheres de sopa de manteiga bem cheias
1/2 cebola
1 caixa de creme de leite (200g)
1 tomate
molho de tomate
queijos fatiados ou ralados (mussarela, provolone, requeijão, etc)
presunto ou peito de peru fatiados (opcional)
Antes de tudo...
Lave as mãos!
Descasque as batatas, corte-as em pedaços e cozinhe-as em água e sal.
Quando ficarem bem macias, retire do fogo e escorra a água. Com um garfo ou com um espremedor de batatas, amasse-as bem. Reserve.
Fatie o tomate em fatias bem finas e reserve.
Rale ou corte a cebola em pedaços bem pequeninos.
Modo de preparo
Em uma panela, derreta a manteiga. Em seguida, adicione a cebola e frite-a. Quando terminar de fritar, deslique o fogo e adicione esta mistura numa tigela com a batata amassada. Mexa bem até obter uma espécie de purê consistente. Acrescente o creme de leite e mexa. Verifique se precisa de mais sal e corrija.
Montagem
Em uma forma refratária, coloque metade da massa de batatas e espalhe bem. Por cima, espalhe um pouco de molho de tomate, os queijos de sua preferência, as fatias de tomate eo presunto (se você quiser). Cubra com a outra metade da massa. Para finalizar, coloque mais um pouco de queijo para ficar bem bonito.
Leve ao forno médio para gratinar por cerca de 30 minutos. Pronto! :-)
Variações: As possibilidades de recheio para este prato são infinitas! Fica muito gostoso com palmito, champignons, requeijão, tomates com manjericão... Deixe a sua criatividade mandar! Depois me conte se ficou gostoso! :-)
"Esse é zás-tráz!"
Minha vó, sobre o preparo do nhoque de forno
Nenhum comentário:
Postar um comentário