26 janeiro 2007

Peixe gratinado com batatas e molho de queijo

Esta receita de peixe é super suave. Além do mais, leva batatas! E todo mundo gosta de batatas! :-) Para acompanhar, um simples arroz branco e uma saladinha já completam perfeitamente a refeição.


Ingredientes

5 filés de peixe (filé de pescada tá jóia)
1 tomate grande
1 cebola
1 limão
1 colher de farinha de trigo
1 copo pequeno de leite
1 copo de requeijão
2 colheres de sopa de manteiga
3 batatas
azeite
caldo de legumes
pimenta-do-reino
noz-moscada (opcional)
queijo parmesão ralado (opcional)
sal


Antes de tudo...

Wash your hands!

Coloque os filés de peixe num recipiente e nele esprema todo o limão. Adicione um pouco de sal e um pouco de pimenta do reino. Misture bem e deixe descansar por uns 30 minutos.

Descasque as batatas e corte-as em rodelas de um pouco mais de 0.5cm de espessura. Cozinhe-as em água com o caldo de legumes até que fiquem macias.

Rale a cebola ou corte-a em pedaços bem miúdos.

Corte o tomate em quadradinhos pequenos.


Modo de preparo

Numa panela, coloque umas 3 colheres de azeite e frite metade da cebola picada. Quando a cebola der uma murchada, descarte o caldo do tempero do peixe, escorrendo-o, e coloque o peixe na panela para cozinhar. Dê uma leve cozida e adicione os tomates. Verifique o sal e acrescente mais se for preciso. Cozinhe, mexendo de vez em quando, até obter um peixe refogado sem muito caldo. Se estiver muito aquoso, deixe a panela aberta e cozinhe até a água dar uma secada. O peixe vai se desmanchar e ficar em pedacinhos miúdos. Não se preocupe: é essa a idéia!

Em outra panela, prepare um molho branco: Derreta a manteiga e nela frite o restante da cebola. Em seguida, adicione a farinha e, com uma colher de pau, mexa bem. Cozinhe a massa obtida por cerca de 5 minutos, mexendo sempre, e em seguida coloque o leite. Mexa bem até sumir todos os grumos. Deixe cozinhar, mexendo sempre, até obter um creme espesso. Adicione sal a gosto e um pouquinho de noz-moscada se gostar. Por fim, coloque o requeijão e mexa bem.


Montagem

Em uma forma refratária, distribua uniformemente as rodelas de batatas, de forma a mais ou menos cobrir o fundo. Por cima disto, espalhe o peixe refogado. Por fim, em cima do peixe, cubra com o molho branco. Para finalizar, se quiser, coloque uma camada de um bom parmesão ralado. Leve ao forno para gratinar por cerca de 30 minutos, até a superfície dar uma leve dourada. Bom apetite!

Dica: Acho melhor usar aqueles filés de peixe sem espinhos... Ou então aquelas postas de cação, ficam bacanas também.

"Eu não gosto muito de peixe, mas deste eu gosto!"
Minha mãe, sobre esta receita.

Nenhum comentário: