29 janeiro 2007

Gratinadinho

A idéia inicial era fazer um quiche. Mas daí bateu aquela preguiça de fazer massa, abrir massa, assar massa, e bla bla bla... então eu resolvi inventar outra coisa.
Este prato fica bem gostoso se servido junto de uma salada com folhas verdes temperada com azeite. Você vai deixar seus vizinhos com água na boca quando eles sentirem o cheirinho saindo pela janela enquanto sua receita está no forno. :-)
Ah, quando eu fizer o quiche eu boto minha receita aqui...

Ingredientes

3 batatas grandes
2 ovos
1 caixa de creme de leite (200g)
1/2 cebola
um pouco de um bom queijo parmesão ralado
um pouco de mussarela ralada
1 colher de sopa bem cheia de manteiga
1 + 1/2 colher de farinha de trigo
200ml de leite
3 colheres generosas de requeijão
noz-moscada (opcional)
caldo de legumes
sal


Antes de tudo...

É muito importante lavar as mãozinhas!

Descasque as batatas e corte-as em fatias de cerca de 3mm de espessura. Cozinhe-as em água com o caldo de legumes, mas não deixe-as amolecerem muito: o ideal é que fiquem ainda um pouco durinhas.

Rale a cebola, ou corte-a em pedacinhos miúdos.


Modo de fazer

Em uma tigela, bata bem os ovos. Em seguida, coloque a cebola, o creme de leite e umas 3 ou 4 colheres de parmesão ralado. Mexa bem e coloque apenas um pouco de sal, pois o parmesão já é bem salgado.

Unte uma forma refratária com manteiga (ou utilize uma forma antiaderente). Nesta forma, intercale as fatias de batatas cozidas com a mistura de ovos. Deixe algumas fatias por baixo, outras por cima da mistura, distribuindo não muito regularmente.

Cubra a forma com papel alumínio e coloque no forno médio para assar por cerca de 25 minutos.

Enquanto assa, prepare em uma panela um molho de queijo. Derreta a manteiga e adicione a farinha de trigo. Mexa bem até formar uma pasta, e cozinhe-a por 5 minutos, mexendo sempre. Depois, adicione o leite e misture bem até desfazer os grumos. Cozinhe até formar um creme. Adicione um pouco de noz-moscada se desejar. Em seguida, com o fogo bem baixo, coloque o requeijão e acrescente umas 4 ou 5 colheres bem cheias de mussarela ralada. Mexa bem e, quando os queijos se incorporarem na mistura, desligue o fogo. Verifique o sal e corrija-o.

Quando o preparado de batatas assar, retire-o do forno e espalhe por cima o molho de queijo. Para finalizar, coloque uma boa quantia de queijo parmesão por cima. Volte ao forno brando para gratinar. Quando a superfície der uma leve dourada, seu prato está pronto!

Variações: Você pode experimentar utilizar outros legumes ao invés de somente batata. Tente combinar brócolis, mandioquinha, cenoura, couve-flor...


"Hmmmm... Nada a ver com quiche."
Kelly.

Nenhum comentário: